A presença de Steve Ballmer, CEO da Microsoft, estava entre uma das principais atrações da Mobile World Congress, que acontece esta semana na cidade de Barcelona, na Espanha. E, dessa vez, a dona de mais de 90% do mercado de PCs também foi bem no mundo dos celulares: foi anunciado o Windows Phone 7 Series.
Faz anos que a Microsoft patinava com seu Windows Mobile. A consolidação de sistemas como o Symbian e BlackBerry ofuscou o software para celulares da empresa americana. Com o iPhone e o Android, o Windows acabou sofrendo ainda mais.
Mas Bill Gates se reergueu. O Windows Phone apresentado hoje na MWC não deve em nada para outros sistemas considerados de ponta, como o iPhone OS, da Apple, e o Android, do Google. Ele é feito para telas sensíveis ao toque e também aceita diversos tipos de software. O diferencial da Microsoft será oferecer aquilo que ela tem de melhor – seus programas – na palma da mão do usuário.
O Windows Phone 7 Series virá com programas, como o Office (pacote de escritório), o XBox Live (jogos) e o Internet Explorer (acesso à web). Ele integra redes sociais aos contatos. O programa de fotos, por exemplo, publica as imagens direto no Facebook.
Em uma das alfinetadas na concorrência – principalmente no iPhone – Ballmer lembrou que não adianta ter um mundo de programas se eles só podem ser abertos de um por um. O que se espera é que o Windows 7 para celulares consiga funcionar como um computador (com várias janelas abertas simultaneamente).
Os primeiros aparelhos devem chegar no final de 2010. Mais informações serão divulgadas em uma coletiva de imprensa global em março. Algumas fabricantes já foram citadas – entre elas, a LG, a Samsung, a Sony-Ericsson e a Dell.
Bruno Ferrari, de Barcelona
Vi no: http://colunas.epoca.globo.com/vidautil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário