segunda-feira, 5 de julho de 2010

Internet passa caixa eletrônico e se torna canal de atendimento bancário mais utilizado pelo brasileiro

A internet se tornou o canal de atendimento bancário mais utilizado pela população brasileira em 2009. No ano passado, 31% das transações bancárias foram iniciadas pela rede, ultrapassando os terminais de autoatendimento (ATM). Os correspondentes bancários, porém, continuam sendo o principal canal de acesso das transações de pagamento de conta, de pagamento de tributo e de transferência de crédito, respondendo por 36% dessas transações. As informações foram divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (5).

Segundo o BC, foram realizadas 8,41 bilhões de transações via internet em 2009, com crescimento de 15,6% em relação ao ano anterior (7,27 bilhões de operações). O serviço mais utilizado pelos correntistas, pela rede, foi o de consultas a saldos e extratos bancários – 40% das operações.

Mesmo com a perda de liderança para a internet, os terminais de autoatendimento também continuaram crescendo no ano passado. Em 2009, o número total de terminais somou 165,56 mil, 4,5% a mais do que os 158,41 mil registrados no final de 2008. O número de transações subiu de 7,95 bilhões, em 2008, para 8,19 bilhões no ano passado.

Outra informação divulgada pelo BC revelou que a tendência de redução do uso dos cheques no Brasil continuou em 2009, principalmente daqueles de menor valor, que têm sido substituídos pelos cartões de pagamento. No ano passado, em comparação com 2008, a quantidade de cheques emitidos apresentou redução de 8,2%. Com a queda, a participação dos cheques na quantidade total dos pagamentos de varejo sem o uso do dinheiro foi reduzida para 9,8%, ante 13,9% em 2008.

No mesmo período, no entanto, houve desaceleração no crescimento da quantidade de cartões de crédito e de débito em circulação – a média da quantidade de transações por cartão não se alterou. Ela prosseguiu um pouco inferior àquela observada nas economias mais desenvolvidas no caso de cartões de crédito e significativamente abaixo da utilização de cartões de débito nas economias desenvolvidas, o que mostra que ainda há espaço para aumento no uso desse instrumento de pagamento.

Em outubro de 2009, entrou em funcionamento o Débito Direto Autorizado (DDA), um sistema oferecido pela rede bancária que possibilita a apresentação e o pagamento eletrônico de bloquetos de cobrança aos respectivos sacados. No fim do ano passado, o sistema já possuía cerca de 2,5 milhões de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, sendo que cerca de 80% eram pessoas físicas. Por esse sistema, em 2009, foram eletronicamente gerados 28,6 milhões de documentos.

De acordo com o BC, ainda há necessidade de maior eficiência no compartilhamento nas redes de atendimento automático (terminais ATM) e nas redes de captura de transações com cartão de crédito para melhor no sistema de pagamentos.

Matéria copiada do site da Época

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