A ilha de Taiwan, que conta os anos a partir da fundação da República da China (1911), enfrenta, às vésperas da festa do centenário, uma falha nos computadores similar a que ficou conhecida como bug do milênio, que exigiu uma atualização emergencial de milhares de softwares.
Batizado como bug do centenário, o problema é semelhante ao que enfrentamos no início do século: com a aproximação do centenário no calendário da ilha e com os softwares marcando os anos com apenas dois dígitos, a virada fará os computadores retrocederem ao nosso equivalente a 1900.
Alguns efeitos já começaram a surgir nos sistemas desatualizados, que ainda não numeram os anos com três dígitos.
Um dos casos aconteceu com um morador do distrito de Yilan, no nordeste da ilha, o senhor Chen-ying, que recebeu na sexta-feira passada (9) uma conta de luz no valor de 3,75 milhões de dólares taiuaneses pelo mês de junho. E esse não foi o único caso.
Pelo menos 232 famílias do distrito de Yilan e outras 222 na aldeia de Yungan, ficaram atônitas com as exorbitantes contas de luz, segundo dados da companhia estatal de eletricidade Taipower.
A distribuidora de energia elétrica da ilha reconheceu que a falha nos dois distritos taiuaneses surgiu devido ao bug do centenário e garantiu ter tomado as medidas necessárias.
"Em alguns dos nossos escritórios o computador alterou as faturas de junho deste ano, acrescentando números até transformá-las em dívidas multimilionárias", disse a companhia, em comunicado.
A Taipower atualizou os programas de seu computador central e dos da maioria de suas filiais, faltando apenas os dos distritos afetados.
"Até o momento, todos os programas de computador da ilha achavam que os anos tinham apenas dois dígitos. Mas com a chegada do centenário taiuanês, tudo ficou de pernas pro ar", disse à agência Efe o especialista em informática Lin Hui-song, que acha que a falha "pode causar um caos na economia".
Vários jornais da ilha vêm advertindo sobre as consequências do bug e reclamam que 10% das instituições do Governo ainda não atualizaram seus sistemas.
Outro detalhe é que, com a atualização de todos os escritórios estatais e de companhias financeiras, várias empresas de informática se enriquecerão no mês de agosto, projetando um lucro de até bilhões de dólares taiuaneses com o trabalho.
"Há mais de um ano começamos a atualizar nossos programas", disse um funcionário do Instituto de Comércio Exterior, que garante que os números do comércio taiuanês estarão corretos.
A Comissão de Supervisão Financeira, por sua parte, fez um chamado a todos os bancos e financeiras para que façam a atualização de seus programas de computador antes do fim deste mês e que façam os testes necessários.
A Previdência Social e os Correios já terminaram as revisões e, por isso, o sistema previdenciário, assim como as entregas postais, não devem apresentar erros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário